Câmara Municipal sediará curso

Está confirmado para o próximo dia 16 desse mês, uma quarta-feira a partir das 9 horas, o curso Capacitar para Legislar, que deverá atrair vereadores e servidores do poder legislativo integrantes da região noroeste do Estado. O evento acontece dentro de uma parceria entre o Governo do Estado e Ascamves anunciam parceria para capacitar vereadores e servidores legislativos.

O Governo do Estado e a Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves) firmaram uma parceria visando a capacitação dos edis, de forma gratuita. O anúncio foi feito  durante o 3º Congresso Estadual de Vereadores do Espírito Santo, realizado recentemente na Assembleia Legislativa, em Vitória.

O curso a ser ministrado nas dependências da Câmara Municipal francisquense, terá aulas presenciais e estará nas dez microrregiões do Estado, e também na modalidade de Educação a Distância (EAD). A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e a duração das aulas inaugurais são de duas horas e meia de abertura e falas das autoridades, mais duas horas de conteúdo.

Capacitação

As aulas serão ministradas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Também fazem parte da iniciativa: o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), que irão fomentar o programa com dados e indicadores das microrregiões; além da Secretaria da Casa Civil (SCV), responsável pelo relacionamento político com os vereadores. A Esesp irá preparar o programa de qualificação em parceria com a Ascamves, o Instituto Jones dos Santos Neves e a Sedes.

Para o presidente da Câmara Municipal anfitriã, vereador Juvenal Calixto Filho, que integra a diretoria da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), "a capacitação dos parlamentares bem como de servidores da área do legislativo, propiciará condições de uma melhor prestação de serviços para a população, aperfeiçoando as pessoas para exercer melhor a função parlamentar, bem como a de melhorar e agilizar o relacionamento entre vereador e as instituições", justificou o vereador Juvenal Calixto

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci do Belém Gazzoni, ofertar momentos de aprendizagem é fundamental para garantir o atendimento aos anseios da sociedade. “Esse contexto exige que os profissionais que se encontram no serviço público passem por um processo permanente e planejado de capacitação que foque no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que impactem diretamente e indiretamente o trabalho realizado por eles, atingindo assim os níveis de eficiência e eficácia esperados”, ressaltou.

O superintendente executivo da Ascavmes, Juscelino Brzesky, explicou que a associação foi pensada justamente para contribuir com a qualificação do Legislativo Municipal e para fortalecer e dar respaldo ao trabalho dos vereadores, especialmente do interior capixaba. “Estamos criando o Capacitar para Legislar para levar conhecimento até o vereador. Hoje, para buscar capacitação, muitas vezes ele tem de vir à Grande Vitória, o que acaba dificultando ou até inviabilizando a busca pela qualificação. Daí surgiu a ideia de fazer os cursos nas microrregiões”, destacou.

O diretor-presidente da Ascamves, Wilton Minarini de Souza, destacou que “o vereador é o verdadeiro representante do povo, mas, para que possa representar bem os seus munícipes, ele precisa se qualificar”. Para ele, a parceria com o Governo é fundamental para viabilizar as capacitações, uma vez que a associação ainda não dispõe de estrutura para essa finalidade. Minarini também comemorou o ponto de apoio criado para os vereadores na Secretaria da Casa Civil, criando uma conexão direta com o Poder Executivo estadual.

Participantes:

Além de representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Ascamves, são aguardados representantes das Câmaras Municipais de Mantenópolis, Águia Branca, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Vila Pavão, Nova Venécia, Vila Pavão e Barra de São Francisco.

Data de Publicação: quarta-feira, 02 de outubro de 2019