Vereador Mulinha participa de encontro com agricultores do Córrego do Itá e Jabuticaba

Nesta noite de segunda-feira dia 30, logo após ter participado de mais uma sessão da Câmara Municipal, o vereador Wilson Pinto das Merces – Mulinha, participou de encontro com pequenos agricultores do Córrego do Itá e Jabuticaba.

Na reunião realizada, os produtores puderam contar ainda com a presença de Edcarlos Campos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Água Doce do Norte. Pioneiro no estado do Espírito Santo, no que se refere ao denominado Projeto Barraginhas naquele município, ele ministrou palestra  ilustrada com vídeos e slides, mostrando a importância do projeto.

Ele destacou pontos importantes ligados as prolongadas estiagens, verificadas na região e em especial em Água Doce do Norte, demonstrando como o projeto  implantado em 2015, transformou propriedades depois de serem assoladas com a falta de chuvas. Edcarlos compareceu na reunião atendendo convite do secretário municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Barra de São Francisco, José Henrique Bolzan e do vereador Wilson Mulinha, após entendimentos com a diretoria daquela Associação.

O Executivo Municipal de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, deseja implantar no município, iniciando no Córrego do Itá, Itazinho, Jabuticaba e adjacências.

"As Barraginhas são pequenas bacias que captam enxurradas, preservam o solo e evitam erosões. Elas proporcionam a infiltração da água das chuvas no terreno e promovem a recarga dos lençóis freáticos, que abastecem nascentes, córregos e rios. O sistema Barraginhas é uma tecnologia social e tem proporcionado melhoria da qualidade de vida em diversas comunidades."

Aproveitando que foi dado a palavra para o parlamentar Mulinha, ele comunicou aos presentes sobre a retroescavadeira que a Associação estará recebendo oriunda de emenda parlamentar do deputado Federal Sérgio Vidigal, com contrapartida do Chefe do Executivo Municipal e, que estará ele em reunião com o secretário Estadual da Agricultura Paulo Foletto, para tratar da emenda parlamentar de um caminhão caçamba truck que o ex senador Ricardo Ferraço destinou para a Associação.

"Mais uma vez externamos agradecimento em nome do vereador Wilson Mulinha, Dr.Aloysio Alves presidente do PDT e filiados e da Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Córrego do Itá e Jabuticaba, ao Deputado Federal Sérgio Vidigal, pela emenda destinada, bem como ao Chefe do Executivo Municipal pela contrapartida para que assim a entidade pudesse receber essa retroescavadeira", completou.

Data de Publicação: terça-feira, 01 de outubro de 2019